Conecte-se conosco

    Artesãos

    Carlos Antonio da Silva: Grande ceramista de Goiás

    Desde criança foi se aproximando da arte, mexendo com a argila.

    Quando criança, na família, ninguém se dedicava a arte. Ele, um menino da roça, que nas férias ía para a cidade. Por instinto, foi se aproximando da arte. Mexer com a argila, no barranco do barreiro. Desenvolveu panelinhas, coisinhas pra brincar e a meninada, os primos, admirados. Desenhava, pintava… Estava sempre com as galinhas, cuidando, dando comida, e elas tinham o hábito de irem bicando e comendo a parede da fazenda. Disso íam surgindo desenhos. Para o menino de poucos anos eram como paisagens. Todo o estrago que elas provocavam eram, aos seus olhos, desenhos. Ele dava continuidade aos “traços” que elas iniciavam. O pai perguntava o que era aquilo, mas permitia que continuasse. E aos poucos Carlos foi se enveredando para o desenho e pintura. O pai declamando elogios ora ou outra e dando bronca em outras. Carlos tinha na época 8 anos.

    Aragoiânia, Aparecida de Goiânia interior de Goiás, antiga região de parada de gado Aparecida De Goiania/GO – CEP 74934-140

    Técnicas:

    Apontado como o maior ceramista vivo de Goiás

    Continue lendo
    Clique para comentar

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artesãos

    Dulce Helena: Retalhos, bordados e pinturas são feitos pela artista

    A artista aprimora a sua técnica constantemente em sua poltrona.

    A artesã Dulce Helena Serra cria com retalhos, bordados e pinturas. Realiza belas peças em seu ateliê que fica bem na entrada da Cidade.

    Já são mais de 25 anos, espalhando artesanatos pela região, e em sua poltrona de bordar aperfeiçoa sua técnica constantemente.

    Rua Couto Magalhães, quadra 60, lote 12, Olhos d’Água, Alexânia/GO

    Técnicas:

    cria com retalhos, bordados e pinturas

    Continue lendo

    Artesãos

    Ueli Martins de Souza: Artista autodidata

    Ueli Martins de Souza é uma artista autodidata e empreendedora que sempre teve um grande interesse pela moda e pela criação de peças únicas e sustentáveis. Após anos trabalhando em diversas áreas do mercado têxtil, Ueli decidiu abrir seu próprio ateliê, a “Salamandra do fogo”, onde realiza pesquisas e trabalhos a partir de resíduos que são descartados pela indústria têxtil de Goiás. Seu objetivo é mostrar que é possível criar peças únicas, elegantes e modernas a partir de materiais que seriam considerados lixo por muitos.

    Avenida Doutor Irany Alves Ferreira, 346 , Setor Aeroporto,Goiânia – GO

    Técnicas:

    Utiliza uma variedade de técnicas para criar suas peças de moda sustentável. Ela usa principalmente técnicas de upcycling, que consistem em transformar resíduos em novos produtos com valor agregado. Além disso, Ueli também utiliza técnicas de costura, bordado e estamparia para criar peças únicas e personalizadas para seus clientes.

    Continue lendo

    Artesãos

    Alessandra Fernandes de Paula Silva: Especialista em crochê

    Alessandra Fernandes de Paula Silva é uma artesã de Goiás que vem trabalhando com crochê há 8 anos. Ela aprendeu a técnica com sua mãe, que também era artesã, e tomou gosto pela arte do crochê. Alessandra começou a fazer peças por prazer e pelo valor cultural e artístico que o trabalho artesanal possui. Hoje em dia, ela continua a fazer crochê por amor à arte e para complementar sua renda familiar.

    Rua Felismino Viana, 882, não centro, Vianópolis – GO

    Técnicas:

    É especializada em crochê e trabalha com uma grande variedade de técnicas e materiais. Ela cria peças como roupas, acessórios, objetos de decoração e muito mais.

    Continue lendo

    Trending